Historia

HISTORIA DO MUNICÍPIO DE SANTA TEREZA DO OESTE – PR

Santa Tereza do Oeste é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população é de 10.342 habitantes, conforme o Censo de 2010.

Antes de se emancipar, pertencia ao município de Cascavel, com a denominação de Santa Tereza. Sua fundação ocorreu em 1° de janeiro de 1990, através da lei estadual n° 9008, de 12 de junho de 1989, desmembrando-se dos municípios de Cascavel e Toledo.

A história de Santa Tereza do Oeste é a mesma da região oeste do Paraná, iniciando-se com o ciclo da madeira, passando pelo ciclo da agricultura e industrialização.

É um grande produtor de grãos, destacando-se soja e milho, contando também com atividade pecuária, principalmente criação de suinos e aves.
Sua principal rodovia é a BR-277, hoje privatizada, que corta o estado do Paraná no sentido Leste-Oeste, de Paranaguá a Foz do Iguaçu.
Em sua área está parte do Parque Nacional do Iguaçu, reserva nacional que compreende vários municípios paranaenses, conhecido mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu.

Embora a grafia correta seja Santa Teresa, a forma tradicional permanece como oficial.

Área 326,917 km²
População 9.462 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 28,69 hab./km²
Altitude 749,00 metros
Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22°C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida.
Fuso horário UTC-3